Sábado, dia 21 de março de 2020​



 
----------------------------------------------------------​

Sexta, dia 20 de março de 2020​

Mensagem dos SDUM 

Bibliotecas UMinho​ - Serviço excecional de empréstimo de publicações e outros recursos e serviços para #ficaremcasa


"Como é do conhecimento de todos, na sequência das medidas de controlo e prevenção da pandemia do COVID-19, as bibliotecas da UMinho encontram-se encerradas, por tempo indeterminado.  As bibliotecas estão de porta​​s fechadas, mas temos estado a trabalhar para que os seus recursos continuem disponíveis à comunidade académica, criando novos serviços e reforçando outros serviços não-presenciais já existentes.

 

Disponibilizamos dois serviços de empréstimo de publicações que podem ser usados enquanto se mantiver o encerramento das bibliotecas:

 

Empréstimo excecional de publicações nos campi de Gualtar e Azurém

Para publicações disponíveis para requisição nas bibliotecas de cada campus. Os pedidos devem ser solicitados através do e-mail bibliotecas@sdum.uminho.pt e, por norma, as publicações solicitadas até ao final de cada dia, poderão ser levantadas no dia útil seguinte, das 11h30 às 17h30 na portaria de cada um dos campi.

Consulte aqui toda a informação

 

Empréstimo Domiciliário à Distância

Para empréstimo de publicações a utilizadores que se encontrem em território nacional, mas fora das cidades de Braga ou Guimarães.  Os pedidos devem ser solicitados através do preenchimento de formulário próprio, que deverá ser enviado para o endereço de e-mail do Gabinete de Difusão de Informação (dif@sdum.uminho.pt). As publicações serão enviadas via correio registado, de acordo com a tabela de preços em vigor.

Consulte aqui toda a informação

 

Webinars

Reforçamos também os nossos serviços à distância, aumentando o número de ações de formação via web, e oferecendo pelo menos um webinar em cada uma das semanas em que as bibliotecas se mantenham encerradas.

Consulte no calendário de formação os webinars que vão sendo disponibilizados

 

Apoio online

Estaremos online a apoiar os utilizadores dos recursos bibliográficos e informativos disponíveis na rede UMinho, via email (tentando dar resposta em menos de 24 horas nos dias úteis), via chat e via Skype (2ª a 6ª feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00), para apoio em tempo real (se operador disponível).

serviço de referência “Pergunte-nos

 

Biblioteca Digital e Guias (In)formativos

Aproveitamos para relembrar o conjunto de recursos disponíveis na nossa Biblioteca Digital (incluindo algumas dezenas de bases de dados, milhares de revistas e ebooks e os mais de 60.000 documentos disponíveis no RepositóriUM), bem como os Guias (in)formativos que podem ajudar a conhecer e utilizar o vasto conjunto de recursos digitais que estão disponíveis para a comunidade da UMinho.

> mais informação sobre como aceder às bases de dados bibliográficas a partir de casa

 

Siga-nos

Continuamos presentes online através do nosso website www.sdum.uminho.pt  e redes sociais (facebookinstagram e twitter), onde regularmente publicamos todas as novidades relacionadas com os nossos serviços."



 
----------------------------------------------------------

Segunda-feira, dia 16 de março de 2020​

 

 

 
----------------------------------------------------------

 
Sexta-feira, dia 13 de março de 2020​

 

 

 
----------------------------------------------------------

Quarta-feira, dia 11 de março de 2020​

 
Suspensão de atividades letivas presenciais - estratégia a seguir na ED
Mensagem da Presidente da Escola de Direito da UMinho, Prof.ª Doutora Cristina Dias

 
Atendendo ao conteúdo da Circular VRT-LL-03/2020 e da Circular PRT-MJC-1/2020 (ver em baixo) e ao já sugerido em email anterior, de modo a garantir que os estudantes usem o tempo que durar a suspensão de atividades letivas presenciais para continuarem a sua formação, devem ser disponibilizados na BB os conteúdos programáticos correspondentes às aulas presenciais suspensas e/ou a utilização de meios de ensino a distância.

 
Quanto às práticas de trabalho mediadas tecnologicamente, as duas possibilidades a explorar consistem na disponibilização online de gravações de aulas e na realização, também online, de atividades síncronas que permitam a interação entre estudantes e docentes.

 
Como resulta da Circular PRT-MJC-1/2020, visando apoiar os docentes, foram desenvolvidos materiais formativos breves que orientam os utilizadores para o desenvolvimento de gravações de aulas, para a sua disponibilização online, e para o desenvolvimento online de atividades síncronas que permitam a interação entre os participantes (v., http://www.gae.uminho.pt/)
Assim, promovendo as atividades de ensino tecnologicamente mediado, sugere-se:

 
1 - a disponibilização na plataforma BB de ficheiros vídeo com a narração de atividades letivas de natureza expositiva, a partir dos materiais que se utilizariam na atividade presencial correspondente, por forma a permitir aos estudantes assistirem remotamente às aulas planeadas – os ficheiros vídeo podem ser produzidos na plataforma colibri, de acesso livre a todos os docentes da Universidade;
2 - a realização na plataforma BB de atividades letivas de natureza síncrona com interação entre docentes e discentes – pode ser utilizada a função Blackboard collaborate, que integra a plataforma BB, disponível para todas as unidades curriculares.

 
As atividades de avaliação de aprendizagem, como testes ou apresentação de trabalhos, estão suspensas e deverão ser, logo que possível, remarcadas.
Sempre que a lecionação das aulas seja tecnologicamente mediada, com ferramentas síncronas ou assíncronas, deverão ser registados os sumários de cada aula e poderão ser marcadas faltas aos estudantes.

 

 

----------------------------------------------------------

 

 
Terça-feira, dia 10 de março de 2020​

 

 

 
----------------------------------------------------------


 
Segunda-feira, dia 9 de março de 2020​
A Escola de Direito da Universidade do Minho informa que todas as atividades pedagógicas (aulas ou provas académicas) encontram-se suspensas.

 
Fica suspenso o atendimento presencial na secretaria da ED, pelo que os serviços deverão ser contactados por email (sec@direito.uminho.pt) ou telefone (253 601 800).

 
Informa-se ainda que a Biblioteca da ED  se encontra igualmente encerrada

 
Recomenda-se ainda a redução ao mínimo da utilização das instalações da Universidade em Gualtar pelos membros da comunidade universitária, pelo que se solicita a todos, na medida do possível, que não se desloquem à Universidade até à regularização da situação (docentes, investigadores e estudantes).

 
Serão feitos todos os esforços para minimizar os impactos desta medida preventiva.

 
Realçamos que se tratam de medidas preventivas e apelamos a todos os membros da nossa comunidade para que se mantenham tranquilos e respeitem as recomendações das entidades oficiais.

 
Serão disponibilizadas mais informações oportunamente.

 

 

 

 
----------------------------------------------------------


 

Sexta-feira, dia 6 de março de 2020​

No contexto da epidemia causada pelo novo coronavírus COVID-19, a Universidade do Minho ativou uma Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno.

Tendo como referência as diretivas do Serviço Nacional de Saúde para infeção humana pelo coronavírus, o Plano de Contingência Interno define o nível de resposta e de ação da Universidade para minimizar os riscos de transmissão daquele agente patogénico e aplicar-se-á a todos os membros da comunidade académica e àqueles que, por motivos profissionais ou outros, se desloquem às instalações da Universidade.

Os sítios oficiais da Universidade do Minho com informações e orientações sobre esta matéria são: 

 

 

 
Ver vídeo:

 
Pelo seu impacto, destaco as seguintes orientações:

 
·         Devem ser canceladas ou adiadas as deslocações, em especial, às regiões onde exista transmissão ativa do COVID-19;

 
·         Recomenda-se o adiamento de congressos internacionais previstos para a Universidade do Minho e o cancelamento da participação de membros da comunidade da Universidade do Minho em reuniões similares.

 
 
Todos os membros da Universidade do Minho deverão dar especial atenção às recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) relativas a medidas de higiene e ao modo de proceder no caso de aparecimento de sintomas que configurem um caso suspeito (https://www.dgs.pt/corona-virus).
 
Se sentir sintomas respiratórios agudos (febre ou tosse ou dificuldade respiratória), se tiver viajado para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início dos sintomas, se tiver contactado com um caso confirmado ou provável de infeção nos 14 dias antes do início dos sintomas,  deve abster-se de deslocações à Universidade do Minho, informando a sua chefia direta definida no Plano de Contingência e contactando a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ou, caso se encontre nos campi, seguir as recomendações do plano de contingência.