(em atualização)


1) PLANO DE CONTINGÊNCIA

  • Despacho RT-25/2020
  • Comunicado 1/2020 (Comunicado da Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno) ​
  • Comunicado 2/2020​ (Comunicado da Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno) ​​
  • Circular RT-01/2020 (Determina as regras a adotar, aquando da realização de reuniões, atividades letivas ou provas de avaliação presencial, para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19)

2) APOIO INFORMÁTICO AOS ESTUDANTES

  • Despacho RT-37/2020 (Programa de Apoio Informático a Estudantes da UMinho e respetivo Regulamento)
  • Despach​o RT-38/2020 (Nomeação da Comissão de Gestão do Programa de Apoio Informático a Estudantes da UMinho​

3) ATIVIDADES LETIVAS E AVALIAÇÃO

Nota: A alínea c) do ponto 3), no que respeita à suspensão de reuniões de júris e de provas académicas, foi revogada pelo Despacho RT-34/2020 (Regime excecional e temporário de funcionamento de júris e provas académicas- republicação com alterações)

Mensagem da Presidente da Escola de Direito da UMinho (Suspensão de atividades letivas presenciais - estratégia a seguir na ED​)

dia 11 de março de 2020

Atendendo ao conteúdo da Circular VRT-LL-03/2020 e da Circular PRT-MJC-1/2020 (ver em baixo) e ao já sugerido em email anterior, de modo a garantir que os estudantes usem o tempo que durar a suspensão de atividades letivas presenciais para continuarem a sua formação, devem ser disponibilizados na BB os conteúdos programáticos correspondentes às aulas presenciais suspensas e/ou a utilização de meios de ensino a distância.

Quanto às práticas de trabalho mediadas tecnologicamente, as duas possibilidades a explorar consistem na disponibilização online de gravações de aulas e na realização, também online, de atividades síncronas que permitam a interação entre estudantes e docentes.

Como resulta da Circular PRT-MJC-1/2020, visando apoiar os docentes, foram desenvolvidos materiais formativos breves que orientam os utilizadores para o desenvolvimento de gravações de aulas, para a sua disponibilização online, e para o desenvolvimento online de atividades síncronas que permitam a interação entre os participantes (v., http://www.gae.uminho.pt/)
Assim, promovendo as atividades de ensino tecnologicamente mediado, sugere-se:

1 - a disponibilização na plataforma BB de ficheiros vídeo com a narração de atividades letivas de natureza expositiva, a partir dos materiais que se utilizariam na atividade presencial correspondente, por forma a permitir aos estudantes assistirem remotamente às aulas planeadas – os ficheiros vídeo podem ser produzidos na plataforma colibri, de acesso livre a todos os docentes da Universidade;
2 - a realização na plataforma BB de atividades letivas de natureza síncrona com interação entre docentes e discentes – pode ser utilizada a função Blackboard collaborate, que integra a plataforma BB, disponível para todas as unidades curriculares.

As atividades de avaliação de aprendizagem, como testes ou apresentação de trabalhos, estão suspensas e deverão ser, logo que possível, remarcadas.
Sempre que a lecionação das aulas seja tecnologicamente mediada, com ferramentas síncronas ou assíncronas, deverão ser registados os sumários de cada aula e poderão ser marcadas faltas aos estudantes.


4) CANDIDATURAS E MATRÍCULAS 2.º E 3.º CICLOS


5) PROVAS ACADÉMICAS

Nota: Revogou o Despacho RT-32/2020 (Regime excecional e temporário de funcionamento de júris e provas académicas)

  • Circular VRT-RJM-14/2020 (Regras para a realização de Provas Públicas por videoconferência Colibri)
  • Despacho RT-39/2020​, de 14 de abril de 2020 (Determina o Regime excecional e temporário de funcionamento de júris de concursos)

6) REUNIÕES POR TELECONFERÊNCIA



7) TELETRABALHO E SERVIÇOS

  • Despacho RT 27/2020 (Regime de teletrabalho)
  • Despacho R​T-28/2020 (Plano de Reorganização dos Serviços e a Identificação dos Serviços Essenciais)
  • Despacho RT-45/2020, de 8 de maio - Aprova orientações e medidas a adotar nas unidades orgânicas, culturais, diferenciadas e de serviços da Universidade do Minho para o levantamento progressivo das medidas de contenção no âmbito da COVID-19


8) BIBLIOTECAS UM

Mensagem dos SDUM (Bibliotecas UMinho​ - Serviço excecional de empréstimo de publicações e outros recursos e serviços para #ficaremcasa​)

dia 20 de março de 2020


"Como é do conhecimento de todos, na sequência das medidas de controlo e prevenção da pandemia do COVID-19, as bibliotecas da UMinho encontram-se encerradas, por tempo indeterminado.  As bibliotecas estão de porta​​s fechadas, mas temos estado a trabalhar para que os seus recursos continuem disponíveis à comunidade académica, criando novos serviços e reforçando outros serviços não-presenciais já existentes.

 

Disponibilizamos dois serviços de empréstimo de publicações que podem ser usados enquanto se mantiver o encerramento das bibliotecas:

 

Empréstimo excecional de publicações nos campi de Gualtar e Azurém

Para publicações disponíveis para requisição nas bibliotecas de cada campus. Os pedidos devem ser solicitados através do e-mail bibliotecas@sdum.uminho.pt e, por norma, as publicações solicitadas até ao final de cada dia, poderão ser levantadas no dia útil seguinte, das 11h30 às 17h30 na portaria de cada um dos campi.

Consulte aqui toda a informação

 

Empréstimo Domiciliário à Distância

Para empréstimo de publicações a utilizadores que se encontrem em território nacional, mas fora das cidades de Braga ou Guimarães.  Os pedidos devem ser solicitados através do preenchimento de formulário próprio, que deverá ser enviado para o endereço de e-mail do Gabinete de Difusão de Informação (dif@sdum.uminho.pt). As publicações serão enviadas via correio registado, de acordo com a tabela de preços em vigor.

Consulte aqui toda a informação

 

Webinars

Reforçamos também os nossos serviços à distância, aumentando o número de ações de formação via web, e oferecendo pelo menos um webinar em cada uma das semanas em que as bibliotecas se mantenham encerradas.

Consulte no calendário de formação os webinars que vão sendo disponibilizados

 

Apoio online

Estaremos online a apoiar os utilizadores dos recursos bibliográficos e informativos disponíveis na rede UMinho, via email (tentando dar resposta em menos de 24 horas nos dias úteis), via chat e via Skype (2ª a 6ª feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00), para apoio em tempo real (se operador disponível).

serviço de referência “Pergunte-nos

 

Biblioteca Digital e Guias (In)formativos

Aproveitamos para relembrar o conjunto de recursos disponíveis na nossa Biblioteca Digital (incluindo algumas dezenas de bases de dados, milhares de revistas e ebooks e os mais de 60.000 documentos disponíveis no RepositóriUM), bem como os Guias (in)formativos que podem ajudar a conhecer e utilizar o vasto conjunto de recursos digitais que estão disponíveis para a comunidade da UMinho.

> mais informação sobre como aceder às bases de dados bibliográficas a partir de casa

 

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