Descrição
O Mestrado em Direito dos Negócios Europeu e Transnacional pretende ao longo de três semestres (dois referentes à parte escolar e um referente à dissertação) permitir aos licenciados em direito ou em outras áreas com afinidades com o objeto do Curso, designadamente licenciados em gestão, economia, relações internacionais, uma sólida formação que lhes possibilite lidar com as questões que a prática do direito dos negócios suscita no contexto europeu e global.
O programa consubstancia uma abordagem muito pragmática. Em lugar de partir de uma determinada área disciplinar, construído com base nela o plano de estudos, deriva das necessidades concretas do profissional que atua no domínio do direito dos negócios internacionais a composição e estruturação do Curso. Com esse propósito são convocadas matérias de vários ramos de Direito, tanto de Direito Público como de Direito Privado. Sendo desenvolvida uma abordagem que, embora coloque uma especial incidência no Direito da União Europeia aplicado aos vários ramos de Direito, promove uma abordagem verdadeiramente transnacional. Permite-se nesse âmbito um contacto com as questões práticas suscitadas por domínios como o Direito da Organização Mundial do Comércio, Arbitragem, Direito Fiscal Internacional, Aspetos legais ligados ao investimento em economias emergentes como a da China, Índia, Brasil e Angola, entre outros domínios.
Os seus alunos podem adquirir competências que os distinguirão no mercado de trabalho e beneficiar do contacto direto com os docentes, alguns dos quais, face à sua ligação a instituições e sociedades de grande relevo, poderão favorecer a criação de oportunidades de carreira.