Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal


​​

ESTE MESTRADO É LECIONADO EXCLUSIVAMENTE EM LÍNGUA INGLESA, SENDO A AVALIAÇÃO TAMBÉM TODA EFETUADA EM INGLÊS.
No momento da candidatura, deve ser inserido certificado de proficiência em inglês, na sua falta, ser-lhe-á efetuada uma entrevista em inglês para aferir o nível de conhecimento​.


2018/2019

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Direito Público

Contactos


    Escola de Direito
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253 601800 Fax: 253 601809
    E-Mail: sec@direito.uminho.pt
    URL: https://www.direito.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Direito dos Negócios Europeu e Transnacional pretende ao longo de três semestres (dois referentes à parte escolar e um referente à dissertação) permitir aos licenciados em direito ou em outras áreas com afinidades com o objeto do Curso, designadamente licenciados em gestão, economia, relações internacionais, uma sólida formação que lhes possibilite lidar com as questões que a prática do direito dos negócios suscita no contexto europeu e global.
O programa consubstancia uma abordagem muito pragmática. Em lugar de partir de uma determinada área disciplinar, construído com base nela o plano de estudos, deriva das necessidades concretas do profissional que atua no domínio do direito dos negócios internacionais a composição e estruturação do Curso. Com esse propósito são convocadas matérias de vários ramos de Direito, tanto de Direito Público como de Direito Privado. Sendo desenvolvida uma abordagem que, embora coloque uma especial incidência no Direito da União Europeia aplicado aos vários ramos de Direito, promove uma abordagem verdadeiramente transnacional. Permite-se nesse âmbito um contacto com as questões práticas suscitadas por domínios como o Direito da Organização Mundial do Comércio, Arbitragem, Direito Fiscal Internacional, Aspetos legais ligados ao investimento em economias emergentes como a da China, Índia, Brasil e Angola, entre outros domínios.
Os seus alunos podem adquirir competências que os distinguirão no mercado de trabalho e beneficiar do contacto direto com os docentes, alguns dos quais, face à sua ligação a instituições e sociedades de grande relevo, poderão favorecer a criação de oportunidades de carreira.

Resultados de aprendizagem


1. Aquisição de conhecimentos aprofundados nas várias áreas jurídicas que têm relevo no contexto dos negócios e investimentos internacionais;
2. Adquirir visão integrada do sistema jurídico nos vários planos, designadamente o nacional, europeu e transnacional;
3. Identificação das principais diferenças a nível das tradições jurídicas;
4. Desenvolver uma visão multidisciplinar das questões jurídicas quer nas resolução de casos concretos quer nas abordagens de índole mais teórica;
5. Adquirir domínio do inglês jurídico;
6. Desenvolver competências no domínio da argumentação e retórica jurídicas.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas.

Saídas profissionais


Docência; investigação; advocacia; consultadoria; magistratura e assessoria jurídica no quadro da Administração Pública, empresas e organizações internacionais.
Os graduados têm sido recrutados por consultoras e bancos internacionais, sociedades de advogados e empresas multinacionais.

Acesso


20

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre/especialista:
a) Titulares do grau de licenciado em Direito ou equivalente legal;
b) Titulares de grau de licenciado não referenciada na alínea a) desde que o seu curriculum vitae e experiência demonstrem uma adequada preparação de base nos termos e condições definidas pelo Conselho Científico;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento do ensino superior onde pretendem ser admitidos;
e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento do ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
18-05-2012
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 35/2012
Data de Registo:
04-06-2012
Validade:
17-05-2018