Ignorar Comandos do Friso

Centros de Investigação

Os Centros de Investigação são subunidades orgânicas que promovem e desenvolvem projectos de investigação, reunindo actividades de natureza científica, que visam objectivos bem definidos, de duração limitada e de execução programada no tempo.

JusGov Centro de Investigação para a Justiça e Governação

O Centro de Investigação para a Justiça e Governação (JusGov) dedica-se a promover a investigação fundamental e aplicada em Direito, procurando desenvolver uma perspetiva interdisciplinar, envolvendo-se em redes internacionais de investigação, investindo numa estratégia forte de disseminação, fornecendo investigação relevante e expertise de interesse para os governos, para profissionais ou outras partes interessadas e contribuindo para a iniciação científica e formação avançada de investigadores em fase inicial.

Aproveitando a sua localização na UM, o JusGov pretende posicionar-se como um Centro de Investigação para estudos jurídicos no Norte de Portugal, reunindo IRs da UM e dos Institutos Politécnicos da região. O JusGov procura explorar o papel do Direito ao enfrentar os desafios societários contemporâneos, como aqueles identificados pela Agenda das Nações Unidas 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a conquista da igualdade de género, a provisão de acesso a justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

O seu programa de investigação - desenvolvido por seis grupos de investigação interligados - abrange a investigação básica e aplicada, a ser conduzida por uma equipa interdisciplinar de advogados e não advogados (das áreas de Sociologia, Antropologia, Psicologia e Economia) e com colaborações frequentes  com todos os eixos temáticos (por exemplo, com engenharia de computação e ciências da saúde).

www.jusgov.uminho.pt

CEDU Centro de Estudos em Direito da União Europeia
O CEDU, Centro de Estudos em Direito da União Europeia, é uma subunidade orgânica da Escola de Direito da Universidade do Minho que centra a sua atividade nas problemáticas inerentes à ordem jurídica da União Europeia. Atendendo a este princípio, o CEDU assenta a sua existência num conjunto de objetivos, nomeadamente o desenvolvimento de projetos de investigação e ensino na área do Direito da União Europeia, o estímulo da excelência da investigação, ensino e reflexão no domínio do Direito da União Europeia, o fumento da produção de conhecimento no domínio da União Europeia.

Diretor: Prof. Doutor Pedro Froufe

DH-CII Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos
O DHCII, Direitos Humanos - Centro de Investigação Interdisciplinar, é uma subunidade orgânica da Escola de Direito da Universidade do Minho que assenta a sua razão de existir na promoção da investigação interdisciplinar e transdisciplinar na área dos Direitos Humanos. O CIIDH tem desenvolvido a sua atividade visando responder a um conjunto de objetivos designadamente a promoção da investigação científica na área dos Direitos Humanos, a cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento, nomeadamente pela realização de estudos e projetos legislativos, a participação em projetos de ensino, o desenvolvimento de projetos de interação e de serviço à sociedade e a difusão do conhecimento através da edição de publicações e da realização de encontros científicos.

Diretor: Prof. Doutor Mário  Monte

NEDAL Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais
O NEDAL, Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais, é uma subunidade orgânica da Escola de Direito da Universidade do Minho que tem por finalidade a promoção de investigação de nível superior no âmbito do Direito das Autarquias Locais. Apoiado por investigadores de elevada qualificação, o NEDAL exerce a sua atividade com o propósito de representar uma Unidade de Investigação de excelência, capaz de dar resposta às questões inerentes ao Direito das Autarquias Locais. Assente nestes princípios, o NEDAL tem desenvolvido a sua atividade assente em vastos objetivos, nomeadamente programar e executar projetos de investigação, participar em programas de ensino, desenvolver projetos de interação com a sociedade, difundir o conhecimento mediante a publicação de monografias e revistas científicas e promover a realização de encontros científicos e académicos.
​​​​​​