Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

 José Antonio Gómez Segade

O Professor Gómez Segade nasceu na Galiza (Monterrey, Ourense), Espanha, em 1943.

Licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, em 1966.

Doutorou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela em 1970, obtendo o prémio extraordinário de doutoramento.

É Professor Catedrático desde 1976.

Exerceu grande parte da sua carreira docente na Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, sendo seu professor, ininterruptamente, desde 1981.

Foi investigador e professor visitante, nomeadamente, no "Max Planck Institut für Auslandiches und Internationales Patent, Urheber und Wettbewerbsrecht" (Munique), no "Franklin Pierce Law Center" (Concord, New Hampshire, EUA) e na Faculdade de Direito da Universidade de São Francisco (Califórnia, EUA).

Publicou uma dezena de livros e aproximadamente duzentos artigos, revelando-se um investigador renomado, a nível internacional, em direito comercial em geral e direito intelectual (direito de autor e direito da propriedade industrial) em especial.

É de destacar o seu contributo no desenvolvimento do "Instituto de Derecho Industrial de la Universidad de Santiago de Compostela" (IDIUS), o segundo melhor da Europa nesta área do Direito, e na afirmação da Revista, de enorme prestígio, "Actas de Derecho Industrial" (ADI).

Foi Vice-Reitor da Universidade de Santiago de Compostela e Decano da Faculdade de Direito desta Universidade.

Entre múltiplos reconhecimentos nacionais e internacionais, pode destacar-se o "Premio Galicia de Investigación en Ciencias Sociales", atribuído pela Junta da Galiza.

É um professor que mantém uma relação muito especial e exemplar, de grande afecto, com a Escola de Direito da Universidade do Minho (ED). Integrou o Conselho Científico durante dez anos (1995-2005), participou em diversos Júris de concursos e de provas académicas, entre outros serviços muito relevantes. Por essa razão, foi, justamente, homenageado, em 16/12/2013, no dia da Escola de Direito, quando esta celebrava o seu vigésimo aniversário.

​​