Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

 Biblioteca Salgado Zenha

A Biblioteca Salgado Zenha reúne os livros e revistas que integraram a biblioteca pessoal do Dr. Francisco Salgado Zenha. Foi objeto de doação à Escola de Direito da Universidade do Minho, por parte da sua família, após o seu falecimento. A inauguração da Biblioteca ocorreu em 16 de Dezembro de 1998 – ainda em instalações provisórias -, em cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, entre outras personalidades.


A Biblioteca cobre vastas e diversificadas áreas do conhecimento, falando-nos do perfil humanista e espírito curioso do intelectual que foi o Dr. Salgado Zenha. Entre os documentos que a integram encontram-se obras raras e também muitas que estão autografadas pelos próprios au​tores.



Horário: 2.ª a 6.ª feira, 9.30-19.30


Biografia

​Francisco de Almeida Salgado Zenha nasceu, na cidade de Braga, a 2 de Maio de 1923. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Já nesta cidade universitária integrou o movimento associativo, tendo sido eleito Presidente da Associação Académica de Coimbra (1944/45) e assumido a direção do jornal Via Latina, órgão desta Associação.

O Dr. Salgado Zenha notabilizou-se enquanto advogado na defesa de presos políticos, mas também pela sua ação política. Em 1973 é fundado o Partido Socialista, do qual é membro destacado. Foi Ministro da Justiça (1974/75)e Ministro das Finanças (1975-76). Em funções governativas, teve atuação​ em dossiês importantes, nomeadamente a negociação da Concordata com a Santa Sé.

Francisco Salgado Zenha faleceu a 1 de Novembro de 1993.

Catálogo SDUM  ​​​​​​​​​​​​​​​​​