🎓 Pós-Graduação em Mediação Familiar e Mediação em Contexto de Julgados de Paz

A presente formação aborda temáticas como os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, as estratégias de gestão de conflitos, as técnicas de comunicação positiva e construtiva aplicados à mediação, a inteligência emocional e a Programação Neurolinguística na construção do perfil do mediador, as especificidades do processo de mediação familiar e da mediação nos Julgados de Paz, a competência, organização e funcionamento destes tribunais, os princípios da mediação de conflitos, o papel dos advogados, solicitadores e outros participantes no procedimento, a audição de crianças e jovens no âmbito do processo, a violência doméstica, o enquadramento legal e cultural da mediação, os temas de Direito da Família e Sucessório, bem como as questões psicossociais envolventes na mediação.

Esta formação dá acesso aos concursos públicos para ingresso no Sistema Público de Mediação Familiar e Julgados de Paz, para o ingresso na Lista de Mediadores (Privados) organizada pelo Ministério da Justiça e para o exercício privado da Mediação abordada no âmbito deste curso.
Está incluída uma sessão para efeitos de Estágio.
 
CARTAZ
https://bit.ly/c-mediação-familiar
 
CALENDARIZAÇÃO
O curso tem início no dia 16 de Maio de 2025 e termo no dia 28 de Fevereiro de 2026.

Maio – dias 16, 17, 30 e 31
Junho – dias 13, 14, 27e 28
Julho – dias 11, 12, 25 e 26
Setembro – dias 5, 6, 19 e 20
Outubro – dias 3, 4, 17 e 18
Novembro – dias 7, 8, 21 e 22
Dezembro – dias 12 e 13
Janeiro – dias 9, 10, 23 e 24
Fevereiro – dias 6, 7, 20, 21, 27 e 28

HORÁRIO
Sextas-feiras: 18h - 22h | Sábados: 9h - 13h | 14h30 - 16h30
 
CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
Licenciatura ou frequência do último ano de qualquer licenciatura e o domínio da língua portuguesa.
 
PROPINA
Pagamento total ou parcial - 1.450€ ou 10 x 160€
 
LOCAL
Sala 1.38 Escola de Direito da UMinho, Braga
 
COMISSÃO CIENTÍFICA
Anabela Quintanilha | Maria João Castelo Branco | Cristina Dias | Rossana Martingo Cruz
 
ORGANIZAÇÃO
Escola de Direito da UMinho | Centro de Estudos Jurídicos do Minho | MediarMais
 
DÚVIDAS, INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
info@mediarmais.pt


Equipa de Formadores / Docentes | Notas Biográficas

Ana Patrícia Sousa Borges
Licenciada, Mestre e Doutora em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho.
Professora Auxiliar convidada na Escola de Direito da Universidade do Minho, onde leciona as unidades curriculares de Direito da Família e das Sucessões e de Teoria Geral do Direito Civil.
 
Anabela Gonçalves
Professora Associada da Escola de Direito da Universidade do Minho. Áreas de investigação: Direito Civil (direito dos contratos e da responsabilidade civil); Direito Internacional Privado; Processo Civil Internacional; Cooperação Judiciária em Matéria Civil e Comercial, Proteção de Dados.
 
Anabela Quintanilha
É Advogada a exercer na área do Direita da Família, Mestre em Direito com especialização em Justiça Alternativa, Pós-Graduada em Proteção de Menores, Licenciada em Direito e Certificada como Mediadora de Conflitos Familiares desde 1995. Membro Associado do Centro de Direito da Família da Universidade de Coimbra.
Sócia-Gerente da MEDIARMAIS – Formação, Mediação e Coaching, Ldª.
 
Catarina Castro Oliveira
Advogada, Coach certificada pela Certified Coaches Federation em 2013; Master Practitioner em Programação Neurolinguística da International Association for NLP desde 2017; mediadora de conflitos dos Sistemas Públicos de Mediação Familiar e Laboral, para além de exercer mediação privada em escritório próprio, nas áreas civil, laboral, familiar e empresarial, fazendo parte das listas de mediadores de conflitos organizada pelo Ministério da Justiça.
 
Cristina Dias
Professora Catedrática da Escola de Direito da Universidade do Minho. Presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho. Diretora do Curso de Mestrado em Direito das Crianças, Família e Sucessões da Escola de Direito da Universidade do Minho. Licenciada em Direito pela Universidade do Minho (UM). Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutoramento e Agregação em Ciências Jurídico-Civilísticas na Universidade do Minho.
Investigadora do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação.
 
Eva Sónia Moreira Silva
Professora Associada da Escola de Direito da Universidade do Minho, onde leciona várias UC's aos cursos de Licenciatura em Direito, Mestrado e Doutoramento e assegura vários cargos de gestão, como o de Diretora de Curso da Licenciatura em Direito. Investigadora do JusGov, sendo autora de várias referências monográficas e periódicas nacionais e internacionais no âmbito do Direito Civil e oradora em vários eventos científicos nacionais e internacionais.
 
Iria de Fátima Teixeira Pinto de Oliveira
É Juíza de Paz desde Setembro de 2008.
Licenciada em Direito (1991), foi advogada até Setembro de 2008 e mediadora de conflitos nos Julgados de Paz desde 2002 a 2008, tendo tido formação nas áreas de mediação familiar, penal, laboral e escolar.
 
Judite Peixoto
Mestre em Psicologia da Justiça e doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. Desenvolveu o seu doutoramento sobre a temática do conflito co parental pós-divórcio e foi, nesse âmbito, bolseira de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Desenvolveu, em co-autoria, o Programa For2Parents - Intervenção psicológica para pais separados/divorciados em elevado conflito parental. Do seu percurso académico e profissional, salienta-se o desempenho de funções de perita forense, psicóloga, psicoterapeuta, formadora, consultora, supervisora técnica e terapeuta-investigadora, nomeadamente na área do divórcio e do conflito parental. Tem várias publicações, nacionais e internacionais, no domínio da Psicologia da Justiça e da Psicologia Forense.
 
Marco Carvalho Gonçalves
Professor Associado na Escola de Direito da Universidade do Minho e investigador integrado no Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov).
Obteve o grau de mestre pela Universidade do Minho em 2009 e o grau de Doutor, igualmente pela Universidade do Minho, em 2014.
As suas principais áreas de investigação centram-se no direito processual civil, na organização judiciária e na resolução alternativa de litígios.
 
Margarida Maria Oliveira Santos
Doutora em Direito, na especialidade de Ciências Jurídicas Públicas.
Professora na Escola de Direito da Universidade do Minho.
Membro Integrado do Centro de Investigação para a Justiça e Governação JusGov (Universidade do Minho).
 
Maria João Castelo-Branco
Advogada, Coach, Mediadora de Conflitos Familiares (Mediação Privada e Pública), Escolares, Civis e Comerciais e Formadora em diversas instituições e ensino superior.
Sócia-Gerente da MEDIARMAIS – Formação, Mediação e Coaching, Ldª.
Presidente da Direção da FMC – Federação Nacional de Mediação de Conflitos (2018-2020 e 2021-2023).
 
Mário Ferraz
Advogado. Mediador Familiar, Laboral, Penal e de Julgados de Paz. Practicioner em Programação Neurolinguística e Panorama Social. Pós-Graduado em Estudos Processuais Civis e Jurisdição. Pós-Graduado em Legística e Ciência da Legislação.
 
Rossana Martingo Cruz
Doutora em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho; Mestre em Direito das Pessoas e da Família pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto; Investigadora do JusGov - Centro de Investigação em Justiça e Governação. Professora Auxiliar na Escola de Direito da Universidade do Minho.