Professor Doutor Paulo Pinto de AlbuquerquePintoDeAlbuquerque.jpg

O Professor Doutor Paulo Pinto de Albuquerque é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1989. Membro da Ordem dos Advogados portuguesa. Foi juiz no Tribunal Criminal e Correcional de Lisboa e presidente dos Tribunais de Nelas e de Lagos e do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, entre 1992 e 2004. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, em 1994. Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, em 2003. Foi Professor Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa entre 2004 e 2008. Integrou o grupo de trabalho do Ministério da Justiça português sobre a reforma do sistema penal, entre 2005 e 2007. É Professor Convidado de Direito Penal e Direito Processual Penal no Instituto de Estudos Superiores Militares do Ministério da Defesa português, desde 2007. É Professor Associado com nomeação definitiva na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, desde 2011. Foi Professor Convidado no Illinois College of Law, nos Estados Unidos da América, em 2006 e 2007. Foi Professor Convidado na Jiao Tong University, em Shanghai, na China, em 2006. É Professor Auxiliar no Illinois College of Law desde 2009. Foi nomeado pelo Conselho da Europa como perito do Group of States against Corruption (GRECO), para o período 2009-2010. É juiz do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem desde abril de 2011. 


Foto Holger.jpegProfessor Doutor Holger Hestermeyer

O Professor Doutor Holger Hestermeyer é o titular do cargo de Shell Reader na área de Resolução de Conflitos Internacionais (International Dispute Resolution) no King's College de Londres, investigador sénior no Instituto de Direito Transnacional na mesma Universidade e Diretor do King's Forum on International Dispute Resolution. Antes de ingressar no King's College de Londres, o Professor Doutor Holger Hestermeyer foi investigador no Instituto Max Planck para Direito Público Internacional e Comparado, em Heidelberg, na Alemanha. Foi codiretor da Rede Latino-americana de Direito Económico Internacional. Tem lecionado e feito investigação nos domínios do Direito Internacional, Direito da União Europeia, Direito Constitucional e Direito Público Comparado, em Londres, Heidelberg, Berkeley, Florença, Münster, México e Santiago do Chile. Enquanto jurista, Professor Doutor Holger Hestermeyer trabalhou como référendaire no Tribunal de Justiça da União Europeia, na equipa do Advogado-Geral Cruz Villalón. Também atuou como consultor e perito para o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão e em projetos de reforma constitucional no Sudão e na Líbia. Pela sua investigação, o Professor Doutor Holger Hestermeyer recebeu uma Medalha Otto Hahn, um Prémio Otto Hahn e um Prémio ISUS. Um dos seus principais interesses de investigação é a relação entre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Económico Internacional. As suas publicações neste domínio incluem o livro Human Rights and the WTO (OUP, 2007 & 2008, traduzido para Farsi e Vietnamita) e o capítulo intitulado "Economic, Social and Cultural Rights in the World Trade Organization: Legal Aspects and Practice" (in Riedel & Garcia, Economic, Social and Cultural Rights, OUP, 2014). Atualmente, está a trabalhar num manual sobre Direito Económico Internacional e Direitos Humanos. 


mia 7.jpg Professora Doutora Maria Cardeira da Silva

 Doutorada em Antropologia em 1996, Maria Cardeira da Silva é professora associada da FCSH-UNL onde tem sido responsável, desde 1988, pelas áreas relativas aos contextos árabes e islâmicos e à Antropologia dos Direitos Humanos e onde co-coordenou o Mestrado em Antropologia Direitos Humanos e Movimentos Sociais. É vice-presidente do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, onde foi fundadora e responsável pelo Núcleo de Estudos sobre Contextos Árabes e Islâmicos – Azimute – e investigadora responsável de vários projetos de investigação alguns dos quais em colaboração com o TEIM – Tailler de Estudios Islâmicos e Mediterranicos da Universidade Autonoma de Madrid, de que é também investigadora associada. É autora de Um Islão Prático (Celta Editora, 1999), resultante da sua investigação sobre identidades de género e o quotidiano das mulheres de um bairro na medina de Salé (Marrocos, onde desenvolve trabalho de campo desde 1992) e de dossiers temáticos e artigos sobre Islão e movimentos sociais – "Social Movements in Islamic Contexts" (in Etnográfica 2006) –, sobre  a perceção dos árabes e do Islão  em Portugal  – "O sentido dos árabes no nosso sentido. Dos estudos sobre árabes e muçulmanos em Portugal" (In Europa e Islão. Análise Social, 2005 rep. 2013). Com especial interesse em questões de género e direitos, publicou ainda, entre outros, "Cultures, Rights and Religions. Small contributions from ethnography to great anthropological challenges" (CIDESC´s International Conference Citizenship in enlarged Europe: the contribution of ESCR. Reitoria da UNL, 2008), "As mulheres, os outros e as mulheres dos outros: feminismo, academia e Islão" (Cadernos do Pagu. 2008) e "A «guerra» contra MGF. Danos Colaterais" in Por nascer Mulher. (APF 2007).Tem também desenvolvido pesquisa e publicado livros e artigos sobre Antropologia do Turismo e Património em contextos árabes e islâmicos. Em 2008 recebeu o prémio Il Lazio tra Europa e Mediterraneo, atribuído pela Regione Lazio, Fondazione Casa delle Regioni del Mediterraneo.