O período de lecionação do curso será de 4 semanas (total 18 horas).
O curso ministrado pela Escola de Direito da Universidade do Minho decorrerá em regime online, das 14h00 às 18h00 (10h00 às 14h00 Brasil), dias 13, 14, 21, 27 e 28 de janeiro de 2023.
CARTAZ
DESTINATÁRIOS
Estudantes Universitários;
Agentes Desportivos e outros com experiência profissional na área;
Investigadores na área do Direito do Desporto.
NÚMERO DE FORMANDOS
Número limitado de inscrições
COORDENADORES
Patrícia Sousa Borges
INSCRIÇÕES
As inscrições são realizadas online e decorrerão até dia 10 de janeiro de 2023.
NOTA 1: Os interessados externos à Universidade do Minho, deverão previamente efetuar o registo na UMinho Store.
NOTA 2: Instruções para formandos brasileiros- Antes de adicionarem o curso ao carrinho de compras terão de efetuar o registo prévio;
- Pagamentos com cartão de crédito são possíveis desde que possuam a tecnologia de segurança 3D Secure;
VALOR
Estudantes da ED/ Membros do GEDDE MACK/ Associados da Associação Portuguesa de Direito Desportivo - 140€
Outros Destinatários - 175€
RESULTADOS DE APRENDIZADEM
- A frequência do curso com avaliação positiva confere o direito à emissão de um Certificado de Participação;
- A frequência do curso sem avaliação confere o direito à emissão de um Certificado de Frequência (para obtenção dos certificados, exige-se presença em 3/4 das sessões).
PROGRAMA
Módulo I – DIREITO (6h)
1. Direito do Desporto (2h)
1.1 A evolução do Direito do Desporto
1.2 Conceito de Direito do Desporto
1.3 Princípios Uniformizadores do Direito do Desporto
1.4 O Direito do Desporto na Constituição da República Portuguesa
[Patrícia Sousa Borges]
2. Resolução de litígios no Desporto (4h)
2.1 Constituição do Tribunal Arbitral do Desporto
2.1 Funcionamento do Tribunal Arbitral do Desporto
2.2 Sindicância das decisões do Tribunal Arbitral do Desporto
2.3 O Court of Arbitration for Sport: constitutição e funcionamento
[Alexandre Miguel Mestre e Roberto Barracco]
Módulo II – MARKETING DESPORTIVO (4h)
1. O Consumidor Desportivo
1.1. Segmentação de Mercado
1.2. Comportamento do Consumidor
1.3. Perfil do Consumidor Desportivo
2. O Marketing no Desporto
2.1. Conceito de Marketing Desportivo
2.2. Comunicação das Organizações/Clubes
2.3. A relação das Marcas com o Desporto
2.4. Plano de Marketing aplicado ao Desporto
[Filipa Magalhães e Bernardo Pontes]
Módulo II – MARKETING DESPORTIVO (4h)
1. Organizações societárias no Desporto (4h)
1.1 A SAD – A lei no Português
1.2. SAF – A lei no Brasil
[Lúcio Miguel Correia e José Francisco Manssur]
2. Organização das Competições Profissionais e não Profissionais (4h)
2.1 A organização da competição desportiva em Portugal
2.2. A organização da competição desportiva no Brasil
[João Vicente e Mariana Chamelette]