Resultados de aprendizagem
Com a licenciatura em Criminologia e Justiça Criminal visa-se fundamentalmente obter os seguintes objetivos:
1. Antes de mais, procura-se dotar o Licenciado de uma sólida perspetiva do fenômeno criminal, latamente entendido, no plano da compreensão dos fatores a ele inerentes.
2. O entendimento da fenomenologia jurídica ligada ao crime é naturalmente um objetivo essencial, procurando-se deste modo entender as razões de fundo e de natureza específica ligadas a este domínio.
3. Fundamental igualmente é a penetração da realidade criminal pela área da psicologia (latamente considerada), onde aspetos como os domínios da prova, bases neuropsicológicas do crime, processos de reinserção social, entre outros, se revelam de importância extrema, quer num plano teórico, quer no âmbito prático e profissional.
4. De muita importância também se reveste a perspetiva sociológica, não apenas em termos teóricos mas igualmente no âmbito prático, enquanto aspeto largamente condicionador da fenomenologia criminal e de que o estudante deve ser devidamente formado.
5. A vitimologia é igualmente algo de fundamental no curso em causa, visando-se a compreensão deste fenômeno em todas as suas dinâmicas.
6. Os aspetos metodológicos (quantitativos e qualitativos) são naturalmente objetivos fulcrais para o entendimento também operativo do curso por parte dos seus alunos.
7. Pretende-se, por outro lado, dotar os licenciados de amplas capacidades de intervenção, nomeadamente no plano profissional, através do desenvolvimento das suas capacidades no sentido de prevenção de riscos inerentes à fenomenologia criminal, apoio à reinserção social, ajuda à vítima, desenvolvimento de estratégias de segurança, etc.
8. O desenvolvimento das capacidades comunicativas dos discentes apresenta-se como um fator fundamental, a par do investimento na sua formação contínua.