Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Workshop Sustentabilidade tecnológica Voltar

sexta-feira, 11/10/2019   
Workshop Sustentabilidade tecnológica
Sustentabilidade tecnológica: o papel das tecnologias digitais na promoção do desenvolvimento sustentável
---
Workshop comemorativo de uma década do Mestrado em Direito da União Europeia da UMinho)

Decorre no próximo dia 11 de outubro, das 9h30 às 18h, na Sala de Audiências da Escola de Direito da UMinho, um workshop comemorativo de uma década de existência do Mestrado em Direito da União Europeia. A iniciativa pretende congregar a investigação desenvolvida pelos docentes do MDUE, bem como estimular o debate criativo de ideias através da presença de investigadores convidados que contribuíram para a história do MDUE, especialmente aqueles do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, Brasil), com o qual o MDUE mantém a sua mais antiga parceria e um profícuo programa de dupla titulação.

O workshop tem por objetivo explorar, sob a alçada do paradigma da sustentabilidade, o papel das novas tecnologias, especialmente das novas tecnologias digitais, para promover o desenvolvimento sustentável. Para além das dimensões económica, social e ambiental tradicionalmente associadas ao conceito de sustentabilidade, a ideia seria adensar as feições de um conceito de sustentabilidade tecnológica que articulasse aquelas três dimensões à luz da era digital atualmente em curso. Partindo de uma compreensão integrada e indissociável das várias dimensões do desenvolvimento sustentável, o workshop teria como mote de discussão a Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável apresentada pelas Nações Unidas, bem como a Agenda Digital para a Europa, procurando deslindar de que forma a era digital pode/deve ser colocada ao serviço da sustentabilidade como paradigma de vivência comunitária global no século XXI, alterando/transformando (em vez de limitar) a natureza do crescimento económico, o sentido da inclusão social e o desafio da proteção ambiental.

A organização do workshop está a cargo do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU-JusGov) da UMinho e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica - PPCJ/UNIVALI, tendo a coordenação científica de Alessandra Silveira, Joana Abreu e Larissa Coelho (UMinho) e Maria Cláudia Antunes (UNIVALI). O workshop conta com o apoio da FCT e PROEX CAPES.

Entrada livre
Sujeita à inscrição para o e-mail do CEDU-JusGov:
cedu@direito.uminho.pt

PROGRAMA
Workshop Sustentabilidade tecnológica