Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Encontros de Direito da Saúde e Bioética Voltar

sexta-feira, 03/05/2024    Escola de Direito
Bioetica
DESAFIOS DA IA PARA A MEDICINA E BIOÉTICA (PAINEL I)
O advento da IA na medicina suscita inúmeras indagações e preocupações, desde logo ao nível do impacto sobre os direitos humanos dos doentes, no exercício da atividade médica e nas potenciais modificações na tradicional (ancestral) relação médico-doente.
Por outro lado, a revolução da IA na investigação e experimentação científica vai implicar necessariamente um repensar dos princípios conformadores da Bioética e do Biodireito.
A ausência de legislação e de regulação, desde logo, ao nível da responsabilidade médica por erro médico e resultante da atuação do robot-médico (avatar), do algoritmo ou de outro sofisticado software que, entretanto, se autonomize é uma preocupação que assola a comunidade médica e dos juristas que se dedicam à Bioética.
Por ser um assunto tão atual e polémico, toda a comunidade académica é convidada a assistir ao Evento e incentivada a colocar questões aos oradores, com vista a uma reflexão global e dinâmica sobre os desafios da IA na medicina, no Direito da Saúde e na Bioética.

DESAFIOS REAIS DA NOVA LEI DE SAÚDE MENTAL (PAINEL II)
A saúde mental é um dos maiores problemas de saúde da população portuguesa, tendo sido agudizada pela Pandemia Covid-19.
A doença mental gera, por um lado, vergonha do próprio doente em divulgar o seu estado psíquico evitando pedir ajuda e, por outro lado, preconceito por parte da sociedade, a qual não dispõe de informação suficiente sobre o problema.
Neste evento, dois especialistas da área da saúde mental (um psiquiatra e uma docente de Enfermagem) irão explicitar os desafios, para os profissionais de saúde, no relacionamento diário com os doentes do foro mental e as dificuldades que enfrentam no Serviço Nacional de Saúde.
Teremos ainda um Magistrado do Ministério Público que irá elucidar o público sobre as principais alterações trazidas pela “Nova Lei de Saúde Mental”, refletindo criticamente sobre o impacto da mesma, na perspetiva prática dos Tribunais.

PROGRAMA
https://bit.ly/3WhW4P8

INSCRIÇÕES

https://bit.ly/4dcx5mf

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Isa António
Eva Sónia Moreira (E-Tec)
Joaquim Rocha (JUSLAB)
João Macedo
Bioetica