Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade no Congresso Internacional "Igualdade de Género: Velhos e Novos Desafios" Voltar

sexta-feira, 06/10/2017    Escola de Direito, campus de Gualtar, Braga
Foto de António Silva/Diário do Minho
O Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos (DH-CII) da Universidade do Minho promove, no dia 6 de outubro a Conferência Internacional Igualdade de Género: Velhos e Novos Desafios, com a participação de académicos de várias áreas disciplinares e de pessoas de reconhecido mérito na promoção da igualdade de género nos setores político e empresarial nacionais.

Atentos os contínuos sinais de fragilidade das conquistas alcançadas ao longo do último século em matéria de igualdade de género, impõe-se refletir criticamente sobre os fatores que explicam a persistência da violência e da discriminação fundadas no género e sobre as respostas que devem ser dadas por académicos, ativistas de direitos humanos e decisores políticos a este(s) problema(s). Em foco estão temas como a vulnerabilidade das mulheres em contexto migratório, a “criminalidade de género” (incluindo a MGF e a perseguição), a intersecção entre género, trabalho e família e os obstáculos à participação das mulheres nos órgãos de decisão empresarial e política.

- Inscrição | obrigatória até 2 de outubro de 2017, para o email ciidh@direito.uminho.pt
- Local | Escola de Direito da Universidade do Minho
- Organização | Direitos Humanos – Centro de Investigação Interdisciplinar
- Coordenação científica | Patrícia Jerónimo, Teresa Coelho Moreira e Miriam Rocha

Programa

A sessão de abertura é às 9h30, com a presidente da EDUM, Clara Calheiros, Patricia Jerónimo, Teresa Coelho Moreira e Mariam Rocha, investigadoras do Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos (DH-CII) envolvidas na organização. Segue-se a conferência “Mulheres na Europa e no Mundo”, por Ruth Rubio Marín, da Universidade de Sevilha (Espanha). A partir das 11h15 são discutidas por académicos a vulnerabilidade das mulheres em contexto migratório, a mutilação genital feminina no ordenamento jurídico português, a criminalização da perseguição, bem como a Convenção de Istambul, aprovada há seis anos para combater a violência de género.

No início da tarde há palestras sobre conciliação entre a vida profissional e familiar, parentalidade e prestação de cuidados. Pelas 16h00 destaca-se obstáculos à participação feminina nos órgãos de decisão empresarial e político: “Participação das mulheres no poder local”, por Eva Macedo, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; “Fórum Empresas para a Igualdade”, por Joana Gíria, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego; e “Universidade - Espaço de ciência, educação e… desigualdade?! Género e poder na Academia”, por Maria do Mar Pereira, da Universidade de Warwick (Reino Unido). A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, fecha o encontro às 17h30, a par do diretor do DH-CII, Mário Monte, entre outros.

+Info: www.direito.uminho.pt
Foto: ComUM
Foto de António Silva/Diário do Minho
Foto de António Silva/Diário do Minho
Foto de Rosa Santos/Correio do Minho
Congresso Internacional - Igualdade de Género: Velhos e Novos Desafios