Descrição
Criado em 2004, o Mestrado em Direitos Humanos visa proporcionar aos estudantes uma
formação sólida e interdisciplinar no domínio da proteção dos direitos humanos, oferecendo um amplo enquadramento teórico e normativo sobre a proteção dos direitos humanos, tanto no plano internacional (universal e regional) como no plano interno dos Estados. O plano de estudos inclui UC formativas obrigatórias, versando sobre o sentido e fundamento do Direito Internacional dos Direitos Humanos e sobre os vários sistemas de proteção destes direitos, desde o sistema da Organização das Nações Unidas, passando pelos sistemas regionais do Conselho da Europa, da União Europeia, da Liga Árabe e da União Africana, até ao sistema estadual português e a outros sistemas estaduais congéneres, analisados numa perspetiva de Direito Comparado. Para além destas UC, o plano de estudos inclui ainda um leque de UC de opção abrangendo os temas mais relevantes da atualidade no domínio da proteção dos direitos humanos, como Migrações e Refugiados, Prevenção de Conflitos e Manutenção da Paz, Direito Internacional Humanitário, Direitos Humanos e Biomedicina e Direitos Humanos e Diferença Cultural.
Em mais de uma década de funcionamento, o Mestrado em Direitos Humanos tem-se revelado uma história de sucesso. É muito elevado o número de estudantes nacionais e estrangeiros a candidatar-se todos os anos, o que tem contribuído para a formação de turmas muito diversificadas, não apenas do ponto de vista dos países de origem, mas também das formações académicas prévias. A massa crítica proporcionada por esta diversidade contribui para o dinamismo das discussões nas aulas e tem sido aproveitado para várias iniciativas extracurriculares, como conferências e visitas de estudo organizadas pelos próprios estudantes.
O Mestrado em Direitos Humanos abre aos futuros Mestres um muito vasto campo de
oportunidades profissionais, seja no âmbito de uma carreira académica em Portugal ou no estrangeiro, seja junto de organismos do Estado ou de organizações internacionais, seja ainda junto de Organizações Não Governamentais.